terça-feira, 11 de maio de 2010

Antonio Villeroy lança novas canções



Sexto álbum tem participações de Teresa Cristina, Maria Gadu e Gabriel Grossi

Cantor e compositor gaúcho, Antonio Villeroy lança seu sexto trabalho. O álbum José é seu primeiro pela Biscoito Fino e soma participações de Teresa Cristina, Maria Gadu e Gabriel Grossi.

Antonio Villeroy é artesão do pop. Suas criações têm a simplicidade de uma música para se cantarolar e ao mesmo tempo a preocupação de poesia e melodia bem lapidadas. Se o seu nome pode passar despercebido pelo grande público, diversas de suas composições fazem parte do hit parede popular da última década.

Sua crescente lista de intérpretes inclui nomes como Maria Bethânia, Ivan Lins, Moska, Gal Costa, Luiza Possi, Mart'nália e Paula Lima. Mas Villeroy é mais conhecido como autor de sucessos de Ana Carolina como Garganta, Ela é bamba e Rosas. A cantora também faz parte da lista de parceiros de Villeroy que ainda inclui nomes como João Donato, Celso Fonseca, Chico Amaral e o compositor gaúcho Bebeto Alves.

Seu novo trabalho segue, porém, outra vertente. É mais lírico, mostrando outro lado do mesmo artista. Mas ali pode ser reconhecido o hitmaker radiofônico em diversos momentos. As informações e propostas musicais aparecem em bom repertório palatável já desde a primeira faixa, Ouro, criação coletiva por Antonio, Beto Alves, Jorge Mautner e Nelson Coelho de Castro que traz discreto vocal de Ana Carolina.

Ao longo de um disco quase todo composto sozinho, Villeroy assina parceria com Ana Carolina em Aqui, música que tem nítida digital da cantora. Além da safra recente de inéditas, Villeroy mostra releitura para Felicidade, do conterrâneo Lupicinio Rodrigues. Na delicada bossa A flor que eu te dei convida a voz doce de Teresa Cristina e a gaita de Gabriel Grossi. Já a marcante voz de Maria Gadú divide com o compositor a interpretação de Recomeço. A música havia sido escrita para o disco de Gadu, mas como não estava pronta a tempo ficou para esse José de Antonio.

O título do CD conversa com o poema de Drummond cna música E agora você?, que fecha o trabalho. Mas, depois dessa, Villeroy ainda oferece como bônus a deliciosa Gramado suplementar, em que destaca seu diálogo com o pandeiro de Marcos Suzano. Citando uma milonga em levada que remete ao carimbó, Velas pra todos os santos é irresistível obra-prima ao lado de uma boa coleção de músicas que reafirma o talento do artista.

Villeroy tem o nobre dom de usar a simplicidade sem abrir mão da qualidade. Mas em José não busca um sucesso blockbuster, seu caminho mostra uma música criada com muito cuidado e idéias. Pode ser surpresa para quem conhece seu nome apenas pelos bons hits das rádios, mas essa nobre marca já faz parte da história do artista.

Por Beto Feitosa