terça-feira, 4 de maio de 2010

Agora, José



O bom filho a casa retorna. É em Porto Alegre que o cantor e compositor Antonio Villeroy estreou a turnê de lançamento do seu novo álbum, José (Biscoito Fino). O espetáculo teve duas apresentações no Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº;), no sábado, às 21h, e no domingo, às 18h.

Muito conhecido  como Totonho, adotou Antônio para o nome artístico, no final de 2006, em função da carreira voltada ao mercado internacional. Mas de batismo, o gaúcho de São Gabriel é José Antônio Franco Villeroy. Se o título do CD é uma alusão ao seu próprio nome? “Também, mas não só isso. José, o homem comum, é o Zé da Silva.” O compositor acrescenta remetendo à ideia do José bíblico, não o carpinteiro, mas o filho de Jacó, que foi vendido como escravo pelos irmãos.

A décima primeira faixa do trabalho se chama E agora você?, que, segundo Villeroy, é uma alusão ao José do poema de Drummond. “A humanidade chegou em uma encruzilhada, a um ponto de saturação de tudo. A capa do disco é bem clara, e esse branco é a página em branco do poeta, do escritor, mas não um branco de ausência, mas um branco de saturação. Desse excesso de tudo, sabe? O José é o cara que está sentado na areia da praia querendo ver gaivotas e enxerga garrafas pet.”

Além de E agora você? abrindo o show, estarão no repertório as outras inéditas Ouro, Recomeço, Odisseia, Um e dois, Felicidade, Aqui, Quem eu quero bem, A flor que eu te dei, Velas pra todos os santos, El guión e Gramado suplementar. Podem completar o roteiro os hits Amores possíveis, São Sebastião, Una loca tempestad e Pra rua me levar. “Ainda devem rolar outras músicas num set só de voz e violão que ainda não decidi, ou seja, surpresas podem rolar, como Além do Paraíso e Da Laia do Lama”, diz o cantor.

O disco tem participações especiais. Em A flor que eu te dei, Teresa Cristina canta e Gabriel Rossi toca harmônica. “A Ana Carolina faz um backing vocal de luxo em Ouro (parceria minha com Jorge Mautner, Nelson Coelho de Castro e Bebeto Alves), como a Marisa Monte faz para o Carlinhos Brown”, compara ele. O gaúcho Gelson Oliveira empresta o mesmo efeito à faixa-bônus Gramado suplementar.

Por fim, Recomeço teve a voz gravada juntamente com Maria Gadú. Essa canção foi encomendada pela intérprete e compositora, era para ter entrado em seu álbum. “Comecei em dezembro de 2008 e fui acabar em maio de 2009. Só quando resolvi minha separação é que terminei, tive uma turnê na Europa nesse meio tempo, e o disco dela já estava na rua. A música estava pronta, mas a cada momento a letra mudava. Na hora de fazer o meu disco, achei que era justo chamá-la para cantar.”

Felicidade é o mesmo clássico de Lupicínio Rodrigues, mas com arranjo novo. Villeroy tem uma relação afetiva com ela: “Foi uma das primeiras canções que ouvi. Muito caminhei por Porto Alegre, da Cristóvão Colombo até a Venâncio Aires (onde eu morava), e essa coisa do ‘Mas como é que agente voa quando começa a pensar’. E recentemente começou a reaparecer para mim, e acho que isso tem um pouco a ver com o José, do homem comum que tem uma casinha lá longe”.

Antônio Villeroy (violões e voz )estará acompanhado de Alessandro Kramer - Bebê (piano e acordeão), Eduardo Neves (sax e flauta), Daniel Santiago (guitarra), SérgioBrandão (baixo), Marcos Suzano (percussão) e Kiko Freitas (bateria). Sobre a banda, o cantor diz: “Eis aqui alguns dos melhores músicos brasileiros. Tipo all stars mesmo.”

Foi realmente uma opção dele começar a turnê pela Capital gaúcha: “Sim, porque merece, comecei tudo aí. É legal voltar e estrear em casa”. Totonho passou boa parte da vida em Porto Alegre, aqui gravou seu pioneiro CD e também o primeiro DVD.